A importância da manutenção preventiva para prolongar a vida útil do seu veículo

Qual foi a última vez que você realizou uma manutenção preventiva no seu carro? 

Se essa pergunta talvez tenha te assustado um pouco, fique de olho, pois é ela quem garante que o seu carro esteja em perfeitas condições e sem oferecer riscos a você e sua família nas ruas e estradas. 

Mais do que isso, a manutenção preventiva pode também prolongar a vida útil do seu veículo, fazendo com que você o use por mais tempo e ainda consiga revendê-lo lá na frente por um bom preço. 

Vamos falar um pouco mais sobre isso? 

Acompanhe a leitura!

O que é a manutenção preventiva

A manutenção preventiva, como o próprio nome já adianta, diz respeito à prevenção

Sendo assim, com ela, você realiza um conjunto de ações, de forma regular e frequente, visando a manutenção do automóvel e com que ele se mantenha o mais próximo das condições originais de fábrica. 

Em vez de esperar até que alguma peça esteja quebrada ou danificada, em especial as que fazem parte da estrutura mecânica do veículo, a manutenção preventiva se concentra em identificar e corrigir pequenos problemas antes que eles se tornem grandes e caros.

E ninguém gosta de gastar dinheiro por algo que poderia ter sido evitado antes, né? 

A manutenção preventiva inclui a inspeção regular de componentes-chave do veículo, como óleo do motor, filtro de ar, freios, suspensão, pneus, entre outros, mas também a substituição de peças desgastadas e a realização de serviços programados conforme o manual do proprietário.

As principais vantagens da manutenção preventiva

Fazendo uma analogia para que você entenda melhor sobre a importância da manutenção preventiva, pense que ela é como fazer check-ups regulares com seu médico. 

Ao detectar e tratar problemas de saúde em estágios iniciais, por exemplo, você pode evitar complicações graves no futuro, concorda? 

No caso de um carro, é a mesma coisa, e realizar este tipo de manutenção oferece uma porção de vantagens, que podem impactar diretamente sua vida como motorista e também na vida útil do automóvel. 

Vamos conferir algumas delas? 

Mais economia para o seu bolso 

Pode parecer contraditório à primeira vista, sabemos. 

Como que gastar dinheiro em uma manutenção preventiva pode ser sinônimo de economia? 

Mas acredite: aqui, estamos falando a longo prazo e, sim, você estará fazendo um melhor negócio caso a realize antecipadamente!  

Pequenos reparos e substituições programadas tendem a ser menos custosos do que outros problemas maiores que poderiam ter sido resolvidos de forma menos negligente, você não acha? 

Uma troca de óleo/filtro, por exemplo, custa, em média, 250 reais. Já se você não realiza essa troca e acaba desgastando a vida útil do seu motor, tendo que levá-lo a uma oficina ao dar problema, você não sairá de lá tendo que pagar menos do que 1000 reais. 

Deu para entender o tipo de economia que estamos falando?  

Maior segurança

Essa devia ser a principal vantagem para você apostar na manutenção preventiva!

Afinal, quando você mantém os sistemas de freio, suspensão, pneus, motor, iluminação e outros em bom estado de funcionamento, a probabilidade de acidentes causados por falhas mecânicas diminui drasticamente. 

Isso não só protege você, mas também sua família e outros motoristas!

Já parou para pensar nisso? 

Prolongamento da vida útil do seu veículo

Se você é daqueles apegados ou apegadas ao seu carro, saiba que é praticamente a sua obrigação fazer a manutenção preventiva!

Isso porque, como falamos anteriormente, a ação permite que o automóvel dure por mais tempo a partir da manutenção e também do prolongamento da vida útil de suas peças e sistemas. 

Mas se você não tem tanto apego assim e gostaria de vendê-lo no futuro, ou trocá-lo, com a manutenção preventiva você também consegue garantir um bom valor de revenda. 

Os compradores interessados geralmente preferem veículos bem cuidados e com bom histórico de manutenção, o que tende a valorizá-lo mais e ser também mais benéfico para o seu bolso. 

Bom, não é? 

Mais eficiência no uso do combustível

Você vive reclamando por aí sobre o preço da gasolina, mas não faz nada para que o seu carro consuma menos? 

Pois é! A manutenção preventiva te ajuda até com isso!

Um veículo bem mantido tende a consumir menos combustível. 

Como? A partir da troca de óleo do motor, da limpeza do sistema de injeção, do filtro de combustível, da troca do fluido de freio e até do alinhamento e balanceamento dos seus pneus. 

E vale lembrar que essas são apenas algumas formas de garantir mais eficiência no uso do combustível por meio da manutenção preventiva, mas há muitas outras mais. 

Aliás, isso não apenas faz consumir menos combustível, como te faz economizar dinheiro no abastecimento e, o principal, reduz o impacto ambiental.

Você + Confiança 

Imagina não precisar se preocupar constantemente com a possibilidade de seu veículo quebrar inesperadamente?

Pegar estrada sabendo que o seu carro não está “capenga”?

Isso te dá uma maior segurança e confiança ao dirigir, não dá? 

A manutenção preventiva também está aí para isso: te ajudar a aumentar a confiabilidade do seu carro e permitir que você se sinta seguro ao pegar a estrada, independentemente da distância que percorrerá.

Não tem como deixar essas importantes ações de lado! 

Agende a sua manutenção preventiva na Mol Veículos 

Agora que você já sabe o que é manutenção preventiva, qual a sua importância e as principais vantagens, o que você está esperando para vir fazer a sua na Mol Veículos

Faça seu agendamento de revisões programadas, conserto do veículo, troca de óleo e muito mais!

Nossas oficinas estão preparadas não apenas para realizar a manutenção preventiva, quanto qualquer outro serviço no seu veículo!

Para agendar é muito simples, rápido e fácil!

Basta clicar aqui, preencher os dados necessários no formulário, como seu nome, telefone, veículo, ano e placa, para fazer o seu agendamento.

Logo após concluir o preenchimento e clicar em “estou interessado”, nossos consultores técnicos já estarão preparados para recebê-lo na data e no horário marcado.

Não deixe para depois! Esperamos você!

Confira também:7 dicas de especialistas para comprar o carro perfeito para sua família