Cuidados para ter com o seu carro no verão

O verão chegou com tudo e as famílias e amigos já estão com o pé na estrada para aproveitar a época mais quente do ano. 

Geralmente período de férias escolares, muita gente se planeja, nesta época do ano, para fazer viagens de carro. Mas tem um porém: as altas temperaturas podem acabar prejudicando o veículo, seu desempenho e durabilidade. 

Por isso, é de extrema importância manter certos cuidados específicos com os carros durante o verão. 

Quer saber quais você precisa ter para garantir que o automóvel esteja funcionando na sua máxima potência, eficiência e precisão?

É só continuar a leitura para saber mais!

Principais problemas que ocorrem nos carros durante o verão 

Não é incomum vermos, no verão, muitos carros enguiçando no meio da estrada, não é mesmo?

Provavelmente, o problema que fez isso acontecer poderia ter sido evitado com uma manutenção preventiva e revisão do veículo antes dele sair.

Mas, sobre isso, falaremos mais a frente. 

O ponto é que diversos problemas podem acabar estragando a viagem, na estrada, ou mesmo o passeio, nas ruas. 

E quais são os principais infortúnios que rolam nessa época? 

Sistema de arrefecimento superaquecido

O sistema de arrefecimento garante que o motor funcione na temperatura correta, sendo o radiador o grande responsável por dissipar o seu calor. 

Entretanto, em altas temperaturas, ele pode ter dificuldades em manter essa temperatura, o que resulta em superaquecimento e possíveis danos ao motor. 

Da mesma maneira, o líquido de arrefecimento (aditivo) pode evaporar de forma rápida, em especial com as ondas de calor e recordes de temperatura que têm rolado em todo o Brasil.

E tem mais: se o líquido não estiver na proporção correta com a água, ou seja, se ele estiver abaixo do nível indicado pelo fabricante, sua capacidade de absorver e dissipar o calor pode ser comprometida.

Em resumo, vários problemas podem acontecer. 

E você não quer isso para o seu carro, não é mesmo? 

Bateria com capacidade reduzida 

Outro problema muito comum de acontecer nesta época do ano é com a bateria do veículo.

Com certeza você já deve ter visto alguém precisando ser rebocado por causa dela, ou mesmo um seguro levando outro carro para trocá-la ou fazer a “chupeta”, procedimento onde se trocam cargas entre a bateria ruim e a bateria boa.

No verão, isso acontece porque o calor acelera o processo de evaporação do eletrólito dentro da bateria, reduzindo sua capacidade e vida útil. 

Isso pode fazer com que o carro fique sem bateria ou mesmo levar a problemas de partida, especialmente em climas quentes. 

Sabe quando você tenta ligar o carro e ele demora para pegar? 

É sobre isso que estamos falando. 

Além disso, a maresia e a umidade podem também oxidar os cabos da peça, fazendo com que o seu desempenho fique comprometido. 

Desgastes dos pneus 

Mesmo que eles tenham sido projetados para isso, as altas temperaturas do asfalto podem aumentar a temperatura dos pneus, deixando-os descalibrados e levando a um desgaste maior e mais rápido de sua banda de rodagem. 

A banda de rodagem, para quem não sabe, é aquela parte do pneu que fica em contato direto com o solo e é responsável pela segurança, aderência e estabilidade do veículo. 

Mas as peças internas também podem sofrer com a onda de calor, em especial devido à incidência dos raios UV e IR, o que pode causar falhas estruturais no pneu. 

Tecnologia embarcada com pane 

Sabe quando você está no celular e, por ele estar muito quente, alguns programas são mais lentos ou acabam fechando “do nada?”

Isso também acontece com os carros!

Os componentes eletrônicos que fazem parte dele, como a tecnologia embarcada, são sensíveis ao calor e, com isso, podem acabar apresentando falhas no visor, em determinado comando, entre outras questões.

Fora isso, os sensores e módulos de controle do veículo podem, de igual maneira, serem afetados, atrapalhando o funcionamento adequado do veículo.

Outros danos internos e externos

Por fim, o calor constante pode causar outros danos internos e externos. 

Por exemplo, internamente, a temperatura alta pode ocasionar em descoloração e desgaste dos materiais do veículo, como plásticos, revestimentos, estofados e painéis. 

Se o estofado for de couro, então, o cuidado precisa ser redobrado, afinal, esse é um tipo de material que precisa estar sempre hidratado. 

Já externamente, é comum vermos relatos de lataria e/ou sua respectiva pintura prejudicadas devido à forte e longa exposição ao sol. 

Delaminação, craqueamento do verniz e foto-oxidação são alguns dos problemas que podem acontecer, bem como questões relacionadas a fezes de animais, como pombos e passarinhos, que, além de tudo isso, ainda deixam o automóvel feio e com mal cheiro. 

Como reverter essa situação: cuidados para ter com o carro no verão 

Agora que você já sabe todos os principais problemas que ocorrem com o carro durante a temporada de verão, chegou a hora de colocar a mão na massa e ver como reverter todos eles!

Vamos lá?

Invista na manutenção preventiva 

Esse é o ponto mais importante para quem não quer ser prejudicado com as intempéries do verão. 

Como já te contamos por aqui, a manutenção preventiva é o conjunto de ações, de forma regular e frequente, visando a manutenção do automóvel e com que ele se mantenha o mais próximo das condições originais de fábrica. 

Em vez de esperar até que alguma peça esteja quebrada ou danificada, em especial as que fazem parte da estrutura mecânica do veículo, a manutenção preventiva se concentra em identificar e corrigir pequenos problemas antes que eles se tornem grandes e caros.

Se por um acaso a sua manutenção preventiva não estiver em dia, calma, não tem problema.

O mínimo que você pode fazer, no entanto, é uma revisão geral do seu carro, de todos os componentes e peças, antes de pegar estrada. 

Priorize a sombra 

Seja na hora de estacionar, seja na hora de lavar o veículo, por exemplo, a sombra e/ou locais com a menor incidência de sol devem ser priorizados por você. 

Dessa maneira, você evita que a temperatura interna do carro suba e que componentes internos estraguem, os do carro ou seus mesmos, como o celular ou a chave. 

O famoso tapa-sol, quebra-sol ou protetor solar para o pára-brisas também ajuda no combate às altas temperaturas. 

Ao sair do carro, verifique se não deixou nada para trás, como pets e crianças. Cada dia mais, vemos relatos assustadores de que um destes dois faleceu ou passou mal esquecido no carro com o calor, e não queremos que o mesmo aconteça com você! 

Mantenha os pneus calibrados 

Para resolver a questão dos pneus citada em outro momento do texto, nossa recomendação é de que você os mantenha calibrados ao menos uma vez por semana. Desta maneira, você evita muito desgaste e maiores acidentes nesta época do ano. 

Se possível, vale fazer um rodízio entre cada um deles e/ou aplicar uma camada de limpa-pneu (à base d’água) em volta do aro.

Você verá a diferença que isso fará para os seus dias de verão! 

Higienize e hidrate os revestimentos

Já para solucionar o problema dos revestimentos, você deverá identificar qual a melhor coisa a se fazer de acordo com o tipo dele. 

Por exemplo, se ele for claro, a dica é passar um pano úmido com água e sabão neutro e um seco para remover o excesso de poeira e/ou secar. 

Já se for de couro, como falamos anteriormente, ele precisa ser hidratado, e existem diversos produtos disponíveis no mercado, voltados apenas para isso. Antes de passar, não se esqueça de ler as instruções do rótulo, viu?

Mais cuidados para você tomar nota 

  • Realize as trocas de óleos e outros fluidos regularmente 
  • Faça a proteção da pintura da lataria, com enceramento e/ou cristalização
  • Cheque possíveis vazamentos (de óleos, gasolina e outros)
  • Cuidado com os inflamáveis
  • Revise ou troque (se necessário for) o filtro do ar-condicionado

Preparado(a) para viajar ou passear com segurança?

Agende sua revisão na Mol Volkswagen!