Não há nada melhor do que cuidar do que a gente ama, não é mesmo?
Como apaixonados por carro que somos e entendendo a importância que conservar esse bem tem, não apenas para andarmos de forma mais segura e confortável, como também pensando em uma possível revenda nos anos próximos, preparamos este conteúdo que vai fazer com que a sua família e os seus amigos entrem no seu veículo e pensem que ele acabou de sair da concessionária.
Acredite: manter seu carro com aparência de novo não é tão difícil!
As dicas, além de simples, são fáceis de fazer e muito práticas.
Agora, acabaram as desculpas, hein!
Dá só uma olhada na lista que preparamos!
A primeira dica parece óbvia, mas não é todo mundo que a segue à risca não, viu?
Manter uma boa frequência de lavagens e aspirações garante que seu carro esteja sempre limpo e livre de poeira, bactérias, migalhas, sujeiras em geral e outros incômodos.
O ideal é você fazer essa lavagem ao menos uma vez por semana, na parte externa. Na parte interna, a aspiração pode ser de 15 em 15 dias, a depender do seu uso do veículo e de quem também o utiliza.
Carros de família com crianças costumam sujar mais do que carros de família que não têm, por exemplo.
Ah! E não se esqueça de bater os tapetes e fazer uma lavagem mais completa quando pegar estradas que tenham muita lama e barro, em especial se essa estrada for sinuosa e cheia de buracos.
Ter sempre um paninho à disposição para limpar dejetos de pombos e outros animais também é recomendado.
Essa dica é especial para quem não tem banco de couro!
A capa, além de proteger contra sujeira e manter seu estofado conservado por mais tempo, protege também contra água, o que evita que o seu banco molhe na volta de uma praia ou piscina, ou caso alguém derrube o copo que estiver bebendo.
Para quem tem pets, a capa é uma mão na roda para evitar o acúmulo dos pelos.
Seu preço é acessível e pode ser encontrado em diversas lojas especializadas físicas, online e/ou em marketplaces - até mesmo no mecânico!
Cuidar do carro de forma preventiva é cuidar do carro para sempre.
A manutenção preventiva é um conjunto de ações, de forma regular e frequente, que visa a manutenção do automóvel e com que ele se mantenha o mais próximo das condições originais de fábrica.
Em vez de esperar até que alguma peça esteja quebrada ou danificada, em especial as que fazem parte da estrutura mecânica do veículo, a manutenção preventiva se concentra em identificar e corrigir pequenos problemas antes que eles se tornem grandes e caros.
Isso inclui, ainda, manter a revisão em dia, antes da quilometragem indicada no manual do fabricante, e realizar ações como a troca de fluidos, o balanceamento e o alinhamento dos pneus, entre outros.
Além de manter o carro com aparência de novo, esta importante tarefa faz com que a sua condução seja mais segura para você e toda a família.
O sol a longo prazo pode trazer consequências para a lataria do automóvel, bem como dejetos de animais.
Portanto, procure sempre estacionar em locais cobertos, livre da incidência dos raios e de animais que possam danificá-lo.
Se, na pior das hipóteses, não houver essa possibilidade, vá em busca da famosa sombrinha debaixo das árvores.
Não é o ideal, pois delas caem folhas e também podem cair dejetos, porém, é menos pior do que deixar o carro 100% exposto, o que pode até mesmo ser um incômodo na hora de voltar para dentro dele - quem nunca quis entrar no veículo e não conseguiu por estar um “forno”?
Essa recomendação é boa para todo mundo, mas para quem tem criança, novamente, é ainda melhor.
A lixeira evita acúmulo de materiais desnecessários, como papéis, embalagens, pacotes, entre outros, e ainda mantém o seu carro muito mais limpo e por muito mais tempo em seu interior.
Ela ajuda, muitas vezes, mesmo na correria do dia a dia, onde pode ser preciso fazer refeições rápidas dentro do próprio veículo para chegar em determinado compromisso a tempo.
Por fim, tenha um aromatizante no interior do carro.
Pode ser aqueles que ficam naqueles vidrinhos, naquelas “folhas” com cheiro, que penduramos no espelho ou na saída do ar condicionado, ou em qualquer outro formato.
Não importa: o que importa é você manter o seu carro sempre limpinho e cheiroso.
Além de facilitar a revenda, os aromatizantes tornam a experiência de dirigir ou mesmo somente de entrar no carro, como carona, muito mais legal e prazerosa.
E, de preferência, nada de fumar, hein?
Poucos sabem, mas especialistas afirmam que o cheiro de cigarro pode desvalorizar o carro em até 10%.
Você não quer isso, quer?